Início » Serviços

Estaca hélice contínua

Ligue para JF Fundações...
Fundação tipo hélice contínua

Um tipo de fundação para variadas obras!

A estaca de hélice contínua é uma estaca de concreto moldada “in loco”, executada por meio de uma introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal circundante a uma haste tubular central e injeção de concreto bombeado, pela própria haste tubular, simultaneamente com a sua retirada, sem rotação.

Fundações para casas térreas, sobrados, condomínios e empreendimentos de pequeno, médio e grande porte conforme solicitação do projeto.

Obras de fundações para pequenos comércios, escritórios e estabelecimentos de médio porte.

Para construção de galpões logísticos, galpões industriais ou prédios comerciais. A JF tem sempre a melhor solução para sua obra de fundação.

Para melhor atender cada demanda, a JF Fundações conta com maquinário de diversos portes.

estaca de hélice contínua é uma estaca de concreto moldada “in loco”, executada por meio de uma introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal circundante a uma haste tubular central e injeção de concreto bombeado, pela própria haste tubular, simultaneamente com a sua retirada, sem rotação.

Desde 2011, a empresa JF Fundações realiza prestação de serviços com estaca hélice contínua preço justo para seus clientes. A JF Fundações tem sede física na cidade de Cajamar – SP, mas atende em todo o território nacional um público-alvo da construção civil. Portanto, procurando por empresas de estaca hélice contínua a JF Fundações é a melhor opção existente nesse segmento.

Portanto para estaca escavada helice contínua e outros métodos de fundação, fale com a empresa e peça um orçamento.

helice continua monitorada em Cajamar

Semelhantemente ao que acontece com as estacas escavadas tradicionais, o uso de estacas hélice contínua monitorada também possui alguns benefícios e vantagens inerentes aos seus processos de realização e/ou aplicação prática. Para conhecer quais são eles, lhe basta apenas conferir a listagem a seguir. Veja:

  • Menor necessidade de mão de obra na execução;
  • Redução do prazo de execução da obra em si;
  • Maiores profundidades.
  • Menor tempo final entre todos os tipos de estacas;
  • Apresentação de um baixo peso próprio, reduzindo as cargas na fundação, nos pilares e nas vigas;
  • Menor mobilização logística necessária para sua realização.

As estacas do tipo hélice contínua são conhecidas por sua alta resistência à compressão e tensão, tornando-as ideais para projetos que exigem fundações robustas e duráveis. Em resumo, a perfuração de estaca tipo hélice contínua é uma escolha sólida para projetos de construção que demandam qualidade e segurança estrutural.

MÉTODO DE EXECUÇÃO POR ETAPAS

A perfuração consiste em introduzir (por rotação) a haste de perfuração com a hélice no terreno, por meio de torque apropriado do equipamento para vencer a sua resistência. É um sistema de construção que envolve a utilização de uma broca helicoidal roscada para perfurar o solo e criar um furo contínuo. Esse tipo de fundação é eficiente e confiável, capaz de suportar grandes cargas verticais e horizontais.

Alcançada a profundidade desejada inicia-se a fase da concretagem (após a limpeza de rede, conforme será exposto adiante) por bombeamento de concreto pelo interior da haste tubular. Sob a pressão do concreto, a tampa provisória é expulsa e o trado passa a ser retirado, sem rotação, mantendo-se o concreto injetado sempre sob pressão positiva, da ordem de 0,5 a 1,0 kgf/cm2 (0,5 a 1,0 bar).

O método executivo da estaca hélice contínua exige a colocação da armadura após o término da concretagem do fuste da estaca. A armadura, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por gravidade sendo empurrada pelos operários ou com auxílio de um pilão de pequena carga ou de vibrador. As estacas submetidas apenas a esforço de compressão levam uma armadura no seu topo, em geral variando entre 4,00m e 6,00m de comprimento.

Alinhamento e posicionamento do trado para perfuração da estaca até a profundidade desejada.

Injeção do concreto pela haste central do trado mantendo pressão positiva até o final da concretagem.

Instalação da armadura logo após a concretagem da estaca.

Estaca finalizada.

1.
2.
3.
4.
MONITORAMENTO ELETRÔNICO

Instalado na cabeça de perfuração, constituído de um sensor de rotação e um conjunto de roldanas que, giram em contato com o cabo de aço instalado ao longo da torre. Ao girar sobre o cabo informam o deslocamento da cabeça e consequentemente do trado. A informação deste sensor possibilita conhecer a posição da ponta do trado em relação ao nível do terreno.

Este sensor é colocado diretamente na torre da máquina, fornecendo a inclinação em relação a vertical dos dois eixos “X” (direita e esquerda) e “Y” (frente e trás).

Este sensor é instalado também na cabeça de perfuração, trata-se de um sensor de proximidade, que conta o número de vezes que passam por ele pinos colocados em um anel que gira solidário ao trado. Informando ao computador quantos pinos existem em cada volta, obtemos a medida da velocidade de rotação.

Este sensor é um transdutor de pressão colocado diretamente na linha de óleo hidráulico do motor que faz girar a cabeça de rotação.

Este é sem dúvida o mais importante sensor para todo o processo. Está inserido na linha de bombeamento do concreto, próximo ao topo. Trata-se de um transdutor de pressão que mede a pressão do concreto de forma indireta, pois um tubo de borracha que é comprimido pelo concreto e que por sua vez comprime um líquido (água ou óleo). A pressão deste líquido é medida pelo transdutor. Com este sensor temos a medida da pressão.

Com este sensor temos a medida do volume de concreto injetado. O volume é obtido em função dos números de picos de pressão e das características da bomba de concreto.

EXECUÇÃO DE RECOMENDAÇÕES

No processo executivo da estaca hélice contínua, como é empregado um concreto com um elevado abatimento (slump teste 22 ± 2cm), não se pode executar uma estaca próxima a outra recentemente concluída pois pode haver ruptura do solo entre as mesmas. Como regra geral orientativa, recomenda-se que só se execute uma estaca quando todas num raio mínimo de cinco diâmetros já tenham sido concretadas há pelo menos um dia.

PREPARAÇÃO DA CABEÇA DA ESTACA

Uma atividade também importante para o bom desempenho da estaca corresponde ao corte e preparo da cabeça da mesma. Embora este serviço não faça parte da execução da estaca e seja realizado, na grande maioria dos casos, quando a equipe de estaqueamento já não mais se encontra na obra, cabe lembrar o responsável por este serviço que um preparo adequado é de fundamental importância para o bom desempenho do conjunto estaca-bloco.

Neste preparo, deve-se remover o excesso do concreto acima da cota de arrasamento utilizando-se um ponteiro, trabalhando com pequena inclinação para cima. Também se permite o uso de martelete leve (geralmente elétrico) tomando-se os mesmos cuidados quanto à inclinação.

Se, ao atingir a cota de arrasamento o concreto não apresentar qualidade satisfatória, o corte deve continuar até se encontrar concreto de boa qualidade, sendo a seguir emendada a estaca.

Imagens de obras

helice continua monitorada em Cajamar

Para uma construção segura busque a JF como empresa parceira em fundações!

No que diz respeito às tarefas que precisam ser cumpridas, a empresa JF Fundações é capaz de propor o melhor custo-benefício do serviço fornecido. Isto é, qualidade e questões financeiras devem se apresentar como conceitos positivos, alinhados para maior economia em sua obra de fundações.

Abrir bate-papo
Estamos online! Podemos ajudar?